Por Angell Newall

Olá, pessoas!
Apesar de não me considerar e nunca me definir como "fotógrafa", dentro do SL, essa atividade é,  com toda certeza,  a única a qual eu me dedico totalmente com imenso  prazer, e adoro o resultado que o Second Life nos proporciona graficamente.
A intenção desse tutorial é facilitar a minha vida e a de quem tenta configurar  viewer na intenção de obter fotos mais nítidas, com melhor qualidade gráfica, e o que eu mostrarei aqui não é segredo, está exposto em vários tutos sobre fotos baseados no Second Life, porém as pessoas me pedem explicação e isso demanda tempo e nem sempre conseguem, de uma só vez, pegar todos os pontos, então, estou expondo por meio desse tutorial, o meu passo-a-passo diário para configurar o viewer,  e se for útil ao menos para 1 usuário/leitor, já terá valido a pena. Bora lá.
o Viewer que eu vou configurar é Firestorm, bem popular entre os residentes, segue o link para download, caso utilize outro programa eu só mostrarei a interface por meio do Firestorm e não utilizo outro para foto.
 
Primeiramente baixe o viewer:  Firestorm download

O desempenho e  o  resultado final,  no caso as fotos,  dependerá muito da configuração do pc: o   processador, a memória ram e a placa de vídeo (fundamental). Quanto melhor for a sua configuração de hardware melhor e menos pesado será o processo de configurar e tirar fotos.

1 - Ctrl+alt+d--> menu avançado --> habilitar foto de alta resolução -->  habilitar disable camera constraints

Foto de alta resolução salva a imagem no hd sem perda de pixels, disable camera constraints facilita o zoom permitindo que a camera atravesse o prim e ou busque um foco mais longo.

 .
.
.
2 - Ctrl+P --> janela de configuração --> video --> aba general --> quality ultra --> advanced light model --> ambient occlusion
Colocando no high ou ultra,  automaticamente a  opção  advanced  lighting   model  e   ambient  occlusion serão habilitadas, para foto com sombra a opção sun/moon ja é suficiente não há necessidade de habilitar projectors. 

.
.
.
Draw distance: quando se aumenta ou diminui o draw distance, você realça o contorno das sombras, essa regulagem é muito importante principalmente em fotos de close.

Local lights: de acordo com a luz do sl "windlight" e o local que você utilizar para fotografar (lugares com iluminação como postes ou lâmpadas refletem luz), essa opção influencia principalmente em skins claras.

Ambient occlusion: suaviza o gráfico e principalmente a sombra dando um  efeito embaçado à foto, se a pretensão for uma foto bem nítida, desabilite ambient occlusion.

Water reflections: caso  NÃO vá fotografar ambientes abertos com  água, coloque  a  opção " water  reflections " no  mínimo. (em  pcs  com  configuração  alta  isso  não influência,  mas  sobrecarrega menos os pcs com pouca memória ram ou placa de vídeo fraca)

.
.
.
3 - Vídeo-->aba hardware settings--> anisiotropic--> antialising 8x
Estas duas opções são recursos gráficos que melhoram a qualidade das texturas, a renderização 3d e diminuem o serrilhado,  quanto mais alto for o antialising melhor a imagem, porém mais pesado se torna o viewer, selecione a opção de acordo com a resposta do pc, se travar muito diminua.

 .
.
.
4 - Vídeo --> aba rendering--> quality of shadows 4.0
Esta opção, que também torna o programa  mais pesado, define e melhora a intensidade e contorno da sombra, você deverá regular conforme seu pc suportar, de forma que não trave muito, eu costumo deixar por ultimo e só aumento quando já configurei todas as demais coisas e já defini na minha tela a pose, o foco e o fundo da foto.

 .
.
.
5 - Mover e ver --> aba view --> ângulo de visão
Quando aproximamos muito o zoom, para uma foto de close ou quando afastamos o quadro para abranger mais elementos no foco, por ex: muitas pessoas na mesma cena, a foto tende a distorcer nas laterais,  causando um defeito e tornando a foto feia e mal tirada, regule a proximidade ou distância por essa opção, e não haverá distorção, ela causa outros efeitos legais, abuse do recurso.

 .
.
.
6 - Editando o windlight
Uma vez escolhido o céu, você pode alterar manualmente as opções pré-configuradas e melhorar o ambiente conforme desejar, mexa em todas as opções e vá definindo por conta própria como a luz deve ficar.
Outra coisa que é obrigatória na regulagem das sombras é a posição Sol/Lua em relação à Terra na posição vertical (volta ao redor do mundo definindo dia e noite), e a posição do Sol/Lua em relação ao avatar posição horizontal (ao redor do avatar), mexa nessas opções para projetar a sombra da melhor forma e obter o efeito desejado.
E se não gostar do resultado mexendo em todas essas opções,  é só voltar ao céu anterior. O Firestorm tem muito mais opções de céus, que viewer oficial.

 .
.
.
7 -  Canimod -  luz para foto de vendors e edição de applies em mesh
A Canimod não projeta sombra, porém mantém o gráfico puro e super nítido, valorizando principalmente a skin dos avatares, há outras luzes que  dão o mesmo efeito, mas gosto dessa em particular, principalmente para a edição das Lolas Tango, no avatar. Ótima, também, para quem quer tirar fotos claras, onde até mesmo na qualidade mid dos gráficos o resultado é bom.

 .
.
.
8 - Sombra e dentes
O dente mais popular entre os residentes (até bem pouco tempo atrás) era o da PXL, mas ele sempre deixou a desejar quando usado em uma foto com sombra, o alpha praticamente desaparece nos lábios, e como não há  como move-lo,  o jeito é adaptar o dente a um outro alpha mais visível, e se for o caso editar os dentes movendo-os para frente até que apareçam. Foi assim que resolvi  meu problema  "sombra x dentes".

 .
.
.
9 - Reflexo na água, objetos, natureza e céu
Fotografar lands com paisagens bem montadas exige pouca coisa, se for ambiente natural com água, o céu mais exuberante é o Incongruents Truths e a água é a Glassy, ambos precisam de toques pessoais de regulagem nas pré-definições para  que a foto saia perfeita, brinque com as opções de configuração de nuvens, atmosfera, neblina e na janela da água mexa nas opções da  aba reflection conforme desejar. Se errar na medida volte um céu!

 .
.
.
10 - Bater e salvar a foto
Mesmo quando a foto é pequena eu nunca salvo menor que 6000 px  de largura pelo proporcional em altura, o formato é sempre PNG, não são todos os  viewers  que  salvam fotos  nesse tamanho alguns vão somente até 4000 px, mais um motivo para ter o Firestorm como viewer  mais  prático para fotos.
Caso não consiga definir um tamanho ideal, use a proporção de 3x a resolução de seu monitor, por exemplo se for de 21" a resolução provavelmente será 1600x900, multiplique 1600x3 = 4800px e de tab para que ele coloque a altura automaticamente.
Eu edito muito pouco as fotos que tiro, porque prefiro o realismo do Second Life, mas admiro muito as pessoas que esbanjam talento e  bom gosto nas  edições,  esse  tamanho  facilita  o  trabalho nos  programas como  Cs5,  CC,  Photoscape,  Paint.net,  PhotoFiltre, etc,  uma vez editada ou retocada e finalizada a foto, eu reduzo o tamanho para 1600 e pronto! =D

 .
.
.
11 - Mover avatar: menu avançado -->show develop menu --> avatar --> teste de personagem--> habilitar allow select avatar

Quando habilitamos esse recurso, podemos mover o avatar como se fosse um objeto, facilitando o posicionamento rente ao chão ou para enquadramento da foto, depois de seguir os menus indicados abaixo, clique em alguma coisa no avatar para editar, e sem fechar a janela de edição de objetos, toque uma parte do shape onde não haja objeto editável, rosto, barriga, braço, pés e as setas estarão disponíveis para que se mova o avatar!

 .
.
.
Dá um pouco de trabalho, mas ainda é o que mais me prende ao Second Life, e nunca me arrependo quando me dedico a tirar alguma foto, o SL sempre nos presenteia com satisfação.
Dúvidas, críticas, comentários e mais dicas serão bem recebidos.
Eu espero que o pouco que eu aprendi e me dispus a compartilhar com vocês seja útil de alguma forma e que o verdadeiro sentido das "redes sociais" seja aplicado no sentido da convivência, trocar de ideias, impressões, conhecimento e amizade de uma forma livre e desinteressada, aquilo que nos foi dado de graça que seja repassado da mesma forma, quanto mais fotos bonitas, melhor para os nossos olhos... =D
Obrigada a Vick Spitteler minha mãe querida, e a Hacsa Karillion, a mana mais linda do SL, pelo espaço  e divulgação.

Postar um comentário

  1. Nossa, adorei! muito obrigada, muitas coisas que eu não sabia! e você explicou tudo com simplicidade o que deixou muito fácil! que venham mais tutoriais seuus... beijoooosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A intenção é essa, mais fotos bonitas e mais pessoas contentes com o SL... obrigada!

      Excluir
  2. Obrigada pelas excelentes dicas. Algumas coisas eu já tenho um bom domínio e conhecimento, mas outras como - por exemplo - a opção de mover o avatar pra mim é inusitado! hahaha É sempre bom se atualizar.
    (k)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Ana Carolina, eu sabia como fazer isso por um outro recurso do Firestorm, mas que nas atualizações recentes foi removido, encontraram essa forma simples, agora, e me passaram tb... a posição do avatar na tela só é vista por vc, assim como se outra pessoa usar as setas para se mover na tela, vc tb não verá... ^.~

      Boas fotos!

      Excluir
  3. Bom dia! Eu modifiquei algumas configurações no meu fire, consegui algumas fotos excelentes, porém, depois de algumas fotografias, eu não consigo mais tirar uma imagem, sempre que eu salvo, o arquivo fica todo preto. Você sabe qual problema está acontecendo? Desde já agradeço sua ajuda. Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!
      Provavelmente é a sua memória que está cheia...
      Procure sempre deixar a menor quantidade de arquivos possíveis no pc. Se vc tiver o CCleaner, faça uma limpeza de vez em quando, também ajuda bastante! :)

      Qualquer dúvida, estou a disposição!
      Bjos

      Excluir
  4. Awwwn será que você poderia refazer esse tutorial? pq as imagens sumiram... Não da para vê e eu queria muito fotografar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Desculpe pela imensa demora a responder, não tenho mais entrado no SL... as fotos foram perdidas junto com o flickr da postagem, mas aqui está outro link que funciona:
      http://secondladies.net/2013/10/14/configuracao-do-firestorm-para-fotos/

      Obrigada por sua visita! :)

      Excluir

**Nós queremos conhecê-lo :) Então por favor, ao comentar, coloque seu nome! Obrigado por sua visita***

 
Top